Levar o Computador à Sala de Aula
A utilização do computador oferece a hipótese de integrar diversas linguagens (texto, imagem, som) originárias de diversas fontes num único media. É notório que o aparecimento do computador marca o aparecimento de uma nova era comunicativa.
O recurso ao computador na sala encontrou e encontra ainda de momento, sérias barreiras em termos de espaço e funcionamento, necessitando de um trabalho anterior de grande empenho. Quando se refere que é necessário haver uma preparação esta diz respeito não só a arranjar espaços compatíveis mas, fundamentalmente, exigem da parte do professor uma restruturação e uma reorganização das suas estratégias.
Os professores por diversas razões têm integrar o computador na sala de aula. Uma delas é a forte motivação que ele exerce nos alunos, contrapondo com o desinteresse quase geral pelas atividades escolares. Porém, sou da opinião, que o computador só deve ser usado sempre que se confirme que é a melhor forma para a compreensão dos conteúdos para o aluno. Isto porque a motivação indicada pelos alunos a relativa ao uso do computador pode ser aparente e de pouca duração e, portanto, enganadora.
Vários são os motivos que podem levar a que um professor recorra ao recurso do computador em sala de aula, por exemplo o caso de os professores encontram-se descontentes com o modo como decorrem as suas aulas ou com o grau de insucesso dos seus alunos, pretendendo assim mudar . Na grande maioria dos casos, este é o ponto de partida para o professor recorrer à utilização curricular do computador.
Existem situações em que o docente compreende que não se trata de mudar as técnicas usadas, mas sim de modernizar, auxiliando desta forma um ensino mais centralizado no aluno e na sua iniciativa. Assim sendo, será viável a realização de projetos onde alunos e professor estejam envolvidos. Desta forma, o computador pode ser um auxiliar valioso nessa inovação, ao ajudar os alunos num trabalho autónomo ou de grupo na resolução de problemas, no levantamento de hipóteses, na investigação, etc..
Desta forma, todos estes fatores ajudam, assim, para a introdução do computador no ensino, iniciando, mudanças completamente indispensáveis na escola.





