domingo, 1 de abril de 2012

O que é a Informação

Podemos definir  informação sendo um conjunto organizado de dados, que compõe uma mensagem sobre um definido fenómeno ou evento. A informação possibilita resolver problemas e tomar decisões, tendo em conta que o seu uso racional é a base do saber.
A informação pode ser vista também como um fenómeno que concede significado ou sentido às coisas, pois através de códigos e de conjuntos de dados, constrói os modelos do pensamento humano.

A informação não é exclusiva do ser humano, existem diferentes espécies que comunicam entre si através da transferência de informação para a sua sobrevivência; a distinção dos seres humanos assenta na capacidade de construir códigos e símbolos com significados complexos, que culminam na linguagem comum para o convívio em sociedade.

Os dados são percebidos através dos sentidos e, uma vez integrados, acabam por produzir a informação indispensável para gerar o conhecimento. Reconhece-se que a sabedoria é a aptidão para julgar corretamente quando, como, onde e com que prepósito se utiliza o conhecimento conseguido.

Especialistas asseguram que existe uma relação indivisível entre a informação, os dados, o conhecimento, o pensamento e a linguagem.

Com os passar dos tempos, a forma de armazenamento e o acesso à informação foi alterando-se significativamente. Ao longo da história várias foram as formas de transmitir e armazenar informação. Na Idade Média, as principais escrituras encontravam-se nas bibliotecas dos mosteiros. Contudo na Idade Moderna, graças ao aparecimento da imprensa, os livros começaram a ser fabricados em série e surgiram os jornais. No século XX, surgiram os meios de comunicação de massa (televisão, rádio) bem como as ferramentas digitais consequentes do progresso da Internet.


Sem comentários:

Enviar um comentário