Tipos de Automatização
Com o melhoramento das redes de informação e comunicação tanto nas suas estruturas como nas suas tecnologias não foi só na área da informática (informação automática) que se tirou vantagens, mas também em outras áreas como a robótica, telemática, burótica, biometria e domótica.
A burótica diz respeito ao conjunto de meios e métodos aplicados às atividades de escritório que tratam informaticamente informações escritas, visuais ou sonoras.
Podemos ter como exemplo (no contexto de necessidades especiais) o Head Switch, Touch Switch, Pressure Switch ou o Sistemas de Signos, em que todos estes sistemas à sua maneira realizam um tratamento de dados a partir de iterações com a pessoa e descodificam e interpretam/realizam as suas vontades.
A domótica refere-se ao uso de dispositivos para automatizar as rotinas e tarefas de uma casa, como a iluminação, som, temperatura, etc.
Na biométrica esta sua automatização foi referente ao cálculo de probabilidades e métodos estatísticos no estudo dos seres vivos, esta automatização como se facilmente pode deduzir aumentou consideravelmente a rapidez de obtenção dos dados que até à data teriam de ser calculados manualmente e tinham um custo de tempo elevadíssimo, e reduziu a probabilidade de erro nos cálculos.
Embora esta tenha sido uma das grandes vantagens naturalmente que a sua aplicação não se limita meramente em cálculos, esta vertente também foi expandida a nível de exames médicos (TAC, Electrocardiograma, etc) ou então em educação como jogos didáticos e ensino assistido.
Com a robótica assistimos a um conjunto de técnicas respeitantes ao funcionamento e utilização de robôs para a execução de determinadas tarefas.
Todas estas automatizações veio não só melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas em geral mas principalmente de pessoas com necessidades especiais que em tarefas simples e diárias necessitavam da ajuda constante, permitiu a sua transição de dependentes para "independentes e autónomas".



Sem comentários:
Enviar um comentário