quarta-feira, 4 de abril de 2012


Sociedade Interativa-Redes



As ciências como a antropologia, a sociologia e a psicologia social entre os anos 1930 a 1970 utilizavam a terminologia de redes sociais para assinalar a mediação das relações interpessoais e sociais. O aparecimento das TIC trouxeram um redimensionamento da palavra, aumentando seu desígnio de aplicação e, consequentemente, seu estudo empírico.  

Podemos perceber por rede, além de seu especto material – conjunto de linhas entrelaçadas –, que é também social e política, tendo em conta às pessoas, aos símbolos, às mensagens e aos valores que a utilizam. Como tal, ela é tida como uma generalização e um dado da realidade atual. 

Atualmente, com os novos progressos da ciência e da tecnologia e com as recentes possibilitam um maior acesso à informação, os suportes das redes encontram-se parcialmente no território e são cada vez mais globais. O progresso das TIC e, em particular, a Internet, cria uma inovação para os serviços tradicionais de informação. O potencial de constituição de redes, de cooperação e digitalização altera significativamente as funções de obtenção, armazenamento e disseminação da informação e do conhecimento.  

A grande mais-valia das redes refere-se ao facto de que a informação não se encontra mais centrada, o seu detentor não é mais uma única pessoa, ou seja, aumentam-se as fontes de informação. Por este motivo, o seu poder de difusão é muito maior e ativo e a tecnologia trabalha essencialmente no sentido da disseminação. 
As ligações existentes através das interações criadas nas redes sociais concebem possibilidades para que pessoas atuem como difusores e organizadores de uma dada comunidade, compartilham informações, pesquisas, dados importantes para aquela comunidade. 

É também importante a ser mencionado a forma constante fluir de imagens, informações e mensagens que a rede proporciona, além de ser um espaço de passagem, que permite a comunicação permanente, precisa e rápida entre os intervenientes de várias partes do mundo. Atualmente os padrões de interação, socialização, colaboração, vínculos e compromissos estabelecidos nos espaços cibernéticos e devido ao constante desenvolvimento das TICs , deu origem ao que  designamos por sociedade interativa.  


Sem comentários:

Enviar um comentário